INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL E A DIGNIDADE HUMANA

Publicado em 05/01/2017

Tais princípios de ordem material, geralmente, operam efeitos de forma restrita à matéria de que tratam, como seriam os casos dos princípios constitucionais relativos ao Direito Penal, Administrativo, Tributário, por exemplo.

Entretanto, existem alguns princípios que incidem sobre toda e qualquer situação jurídica, uma vez que consagram valores indispensáveis à vida em sociedade. Seria o caso dos princípios da Justiça, da igualdade, da liberdade, e, sobretudo, para os fins do presente trabalho, do princípio da dignidade da pessoa humana.

Por esse princípio, de forma sintética, pode-se dizer, na esteira do pensamento kantiano, que o homem deve ser considerado como fim e não como meio, repudiando-se, dessa forma, qualquer espécie de coisificação e instrumentalização do ser humano.

Assim, uma ordem constitucional consagradora do princípio da dignidade da pessoa humana, como é o caso do Brasil, por expressa disposição legal (artigo 1º, III, da Constituição Federal), parte do pressuposto de que o homem, em virtude tão-somente de sua condição humana e independentemente de qualquer outra circunstância, é titular de direitos que devem ser reconhecidos e respeitados por seus semelhantes e pelo Estado.

Por outro lado, embora se trate de um princípio cujo conceito adquire contornos relativamente vagos e imprecisos, caracterizado por sua ambigüidade e porosidade, a dignidade é algo real,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.