Importância da Segmentação Estratégica de Marketing para o Planejamento Estratégico

Publicado em 22/04/2003

4 FORMAÇÃO DO PRODUTO TURÍSTICO

Segundo Vaz (1999), existem inúmeras formulações procurando definir o produto turístico. A maioria o divide em duas partes: o conjunto de atrações procuradas pelo consumidor e o complexo de serviços colocados à disposição pelas organizações do ramo, fazendo com que seja entendido como um conjunto formado por bens turísticos e serviços.

Os primeiros são aqueles que satisfazem exigências mentais e físicas, como a arte e o folclore de um povo, o contato com os costumes de outras civilizações, as montanhas, mares, rios, praias e clima. São as ofertas naturais e culturais de uma localidade. Os serviços constituem os meios que possibilitam ou facilitam ao turista o acesso aos bens turísticos. Representam as ofertas técnicas e comerciais que acompanham o produto turístico.

Ainda que seja regra geral no turismo, esta divisão pode, às vezes, conduzir a raciocínios equivocados, como aqueles que não consideram bens turísticos os serviços e equipamento, pois estes não influenciam ou motivam a viagem, embora possam inviabilizá-la se faltassem, como é o caso de alojamento, da alimentação e de equipamentos de lazer.

Com a preocupação de não incorrer em equívocos dessa natureza, é mais recomendável considerar o complexo de serviços e o conjunto de benefícios não como duas partes distintas, e sim disponíveis do produto turístico que se articulam e necessitam um do outro para as sua plena ativação mercadológica. De acordo com Vaz (1999), temos a formação do produto…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.