Importância da Segmentação Estratégica de Marketing para o Planejamento Estratégico

Publicado em 22/04/2003

3.1 CONCEITOS DE MARKETING

Marketing é a atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos através dos processos de troca. (Kotler, 1996)

É o processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros. (Kotler, 1998)

É o processo na sociedade pelo qual a estrutura da demanda para bens econômicos e serviços é antecipada ou abrangida e satisfeita através da concepção, promoção, troca e distribuição física de bens e serviços. (Ohio State University, 1965)

 

3.2 AMBIENTE DE MARKETING TURÍSTICO

O Mercado turístico opera dentro de um contexto mercadológico mais amplo, ao qual tecnicamente dá-se o nome de Ambiente de marketing. Para sobreviver e permanecer atuante no mercado, cada agente deve enfrentar os riscos do ambiente. E o mercado turístico é um ecossistema que ameaça constantemente a sobrevivência dos vários produtos e organismos turísticos.

Ao mesmo tempo em que oferece fatores de risco, o ambiente de marketing oferece também fatores de oportunidade, possibilidades de domínio e vantagens em determinadas situações. Conhecer como funciona esse ambiente, quais são as forças que agem dentro dele e como lidar com elas, ora neutralizando, ora evitando, ora aproveitando-se a favor de seus interesses, é de fundamental importância para as organizações turísticas.

O ambiente de marketing pode ser dividido em três grandes…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.