A Exceção de Pré-Executividade

Publicado em 18/11/2016

Segundo Galeno Lacerda (2002), no passado, o direito brasileiro, seguindo o disposto em Portugal, nas Ordenações Filipinas, distinguiu, através do Regulamento 737 de 25/11/1850, entre os embargos do executado na execução de sentença, havendo necessidade, neste caso, da segurança do juízo pela penhora e, os embargos na assinação de dez dias, sem penhora prévia.

A chamada Ação de Assinação de Dez Dias era:

...cabível nos casos correspondentes àqueles que nos outros países davam lugar ao processo executivo, e permitia a consecução de uma sentença condenatória de modo mais rápido do que o do processo ordinário, ao mesmo tempo que o procedimento era simplificado, e a defesa do devedor sensivelmente limitada (LIEBMAN,1976, p. 65-66).

Assim, vemos que o Regulamento 737/1850 já permitia, na ação de assinação de dez dias, que o executado se opusesse à execução sem ter os seus bens penhorados, entretanto exigia que a oposição se desse através dos embargos.

Segundo Francisco Wildo Lacerda Dantas (2010), o nascimento da exceção de pré-executividade encontra-se no Decreto Imperial 9.885 de 1888, em seus artigos 10 e 31. Assim dispunham os artigos:

Art. 10 – Comparecendo o reo para se defender, antes de feita a penhora, não será ouvido sem primeiro segurar o Juízo, salva a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.