A DENUNCIAÇÃO DA LIDE PELO ESTADO

Publicado em 16/11/2016

Há controvérsia entre os doutrinadores sobre a utilização da teoria da irresponsabilidade no Brasil. Alguns doutrinadores afirmam que tal teoria nunca foi aceita, pois a princípio existia a solidariedade do Estado em relação aos atos dos funcionários públicos.

No entanto, não se pode negar que o artigo 99 da Constituição imperial, de 25 de março de 1824, estabelecia a regra da irresponsabilidade, pois fixava que: “A pessoa do Imperador é inviolável e sagrada: ele não está sujeito à responsabilidade alguma”.

A regra permaneceu na Constituição republicana, de 24 de fevereiro de 1891, que negava a responsabilidade do Estado, atribuindo-a exclusivamente aos funcionários públicos: “os funcionários públicos são estritamente responsáveis pelos abusos e omissões em que incorrerem no exercício de seus cargos, assim como pela indulgência, ou negligência em não responsabilizarem efetivamente os seus subalternos” (artigo 82).

2.4 Teoria da Responsabilidade com Culpa

A partir do século XIX, a teoria da irresponsabilidade foi afastada e surge uma nova teoria, denominada teoria civilista da culpa. Segundo esta teoria, o Estado deveria responder pelos atos de seus agentes, quando estes causassem prejuízos aos administrados, porém de forma indireta.

Nesta fase, distinguiam-se os atos de império e os atos de gestão. Tal distinção servia para averiguar se naquele caso…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.