Semana de Arte Moderna

Publicado em 22/04/2003

No evolver do movimento alguns pontos do seu ideário foram fixados. Podem ser assim sintetizados:

(1) A repulsa ás concepções passadistas do universo artístico;

(2) A independência mental Brasileira pelo repúdio às sugestões Européias, mormente as lusitanas e francesas, estimadas nos meios cultos conservadores;

(3) a instauração de uma nova técnica de representação da vida, em vista de que os processos antigos ou conhecidos não possibilitam que se aprendam a adoção de outra expressão verbal para a criação literária, de modo a não ser mais mera transcrição realista ou naturalista, mas antes recriação artística, trabalhada, elaborada, transposição para o plano da arte e uma realidade impregnada de vida, do seus conflitos, entrechoques, variedade e tumulto.

          
Assim, os modernistas firmam posição contra as visões de mundo propostas pelo Romantismo, o Parnasianismo, o Naturalismo e o Realismo; contra a trindade étnica brasileira, pois não mais admitem o português, o índio e o negro como elementos formadores exclusivos do homem nacional; contra a rima, a métrica e todos os moldes e formas antes aceitos, passando a praticar o que um deles denominou de "saborosíssimas sabotagens" às regras gramaticais apegadas à dicção lusa; e contra o regionalismo, que escamoteia a nova realidade das metrópoles tentaculares. Do passado acatam apenas o Simbolismo, que lhes fornece o verso livre e o desapego ás realidades imediatas, ideal da prosa e da poesia que buscam então.

          
Denominação do movimento…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.