Semana de Arte Moderna

Publicado em 22/04/2003

Histórico da Semana da Arte Moderna

Nem São Paulo nem as artes brasileiras voltarão a ser as mesmas depois daquelas três noites de fevereiro de 1922. Do palco do Teatro Municipal, sob vaias e insultos, um grupo de artistas intelectuais lançou o que se poderia chamar de manifesto do Modernismo: A Semana da Arte Moderna, que pretendia colocar a cultura brasileira a par das correntes de vanguarda do pensamento europeu, ao mesmo tempo que pregava a tomada da consciência da realidade brasileira.

Contexto Brasileiro - Neste momento, o Brasil parece entrar em outro contexto. A vitória do bolchevismo na Revolução Russa teve repercussões no País, assim como no mundo todo. As idéias comunistas ganharam espaço, e alguns líderes anti-anarquistas se tornaram Marxistas. Em 1917, em São Paulo, cerca de 75 mil trabalhadores participaram de uma Greve. No Rio, neste mesmo ano, os grevistas somaram 50 mil.
Em 1922, foi fundado o partido Comunista, que se considerava mais avançado politicamente a outras organizações operárias.
        
O descontentamento com os governos republicanos atingia também os militares. Eles, que haviam ocupado a presidência nos primeiros anos da República, consideravam-se agora politicamente marginalizados. A oposição do governo se localizava, sobretudo a jovem oficialidade, os tenentes que, na…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.