Brasil Império

Publicado em 22/04/2003


CAMPANHA ABOLICIONISTA


A campanha abolicionista foi um processo desenvolvido principalmente por setores urbanos, a partir da década de 1870, para a extinção legal da escravidão no Brasil. Os argumentos dos seus opositores assemelhavam-se aos de alguns críticos que escreveram na primeira metade do século XIX. Em 1825, José Bonifácio, por exemplo, considerava o escravismo uma "instituição nefasta", responsável pelo "atraso" existente no país, corruptora da "moral" e dos "costumes" e inibidora do "progresso" e da indústria. No entanto, inexistiam naquele período condições sociais, econômicas e ideológicas favoráveis, tais como a expansão das práticas capitalistas, o desenvolvimento dos centros urbanos, o crescimento da mão-de-obra livre e, conseqüentemente, de segmentos da sociedade que se opunham ao trabalho compulsório, além da difusão das idéias de progresso e civilização. O fim da Guerra do Paraguai, que contou com a participação de cativos, também reforçou o abolicionismo.
As transformações econômicas e sociais internas aliavam-se às pressões internacionais. Após a Guerra de Secessão (1861-1865), nos Estados Unidos, o Brasil era o único país independente que ainda preservava a escravidão. Organizações abolicionistas francesas e inglesas começaram a questionar o governo imperial sobre a manutenção do trabalho escravo. O apelo que a Junta Francesa de Emancipação fez ao imperador, em 1865, em favor dos cativos teve repercussão. Pedro II encaminhou, em 1867, embora…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.