Brasil Império

Publicado em 22/04/2003

Os fazendeiros, acostumados à escravidão, acusavam os imigrantes de preguiçosos e indisciplinados. Queixavam-se do desinteresse dos colonos pelos lucros das propriedades e das inúmeras fugas. Alegavam que eles não queriam ultrapassar 10 horas de trabalho por dia, enquanto os cativos ficavam até quatorze ou quinze. Para solucionar os conflitos, os proprietários reivindicavam financiamentos do governo e ação policial.

Segundo um colono suíço, Thomaz Davatz, que liderou uma revolta na fazenda Ibicaba, em 1857, só faltava "um passo" para os castigos corporais a que estavam sujeitos os cativos. O movimento teve grande repercussão na Europa e a Prússia proibiu a vinda de imigrantes alemães para o Brasil. A partir dessa insurreição, o sistema de parceria perdeu rapidamente prestígio em virtude das suas próprias contradições.


A ATUAÇÃO DO IMPÉRIO NA IMIGRAÇÃO E TRABALHO LIVRE


O Estado começou a atuar efetivamente na imigração para o trabalho na lavoura do café a partir de 1870, visando atender aos interesses dos fazendeiros das novas áreas em função da crise do escravismo e do fracasso do sistema de parceria. Iniciou-se um processo de "imigração subvencionada". Em especial, o governo provincial de São Paulo desenvolveu um intenso programa de propaganda na Europa, aliado ao pagamento da passagem dos imigrantes. Os proprietários interessados arcavam com as despesas dos colonos durante o primeiro ano de estadia no país. Eles recebiam um salário fixo anual, geralmente baixo, acrescido de um percentual que variava de acordo com o volume da colheita. A atuação do governo foi fundamental, pois eliminou uma das principais áreas de atrito entre…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.