Brasil Império

Publicado em 22/04/2003

A formação de quilombos representava um avanço na luta dos escravos contra os senhores. Os quilombos facilitavam a sobrevivência dos escravos fugidos. Como elementos de resistência, eles adquiriram uma forma qualitativamente mais poderosa, pois além dos ataques às propriedades, atuavam como polo de atração para outros cativos. Contudo, os inúmeros quilombos não tiveram o objetivo premeditado de desenvolver uma luta de insurreição contra a estrutura escravista. Para os escravos aquilombados, tratava-se da manutenção de sua liberdade. Inúmeros quilombos existiram durante o Império. Pode-se destacar o de Manuel Congo, em Pati do Alferes, derrotado em 1838 pelas forças comandadas por Caxias, e do Jabaquara, em Santos, na década de 1880.

A resistência intensificou-se nos últimos anos que antecederam a extinção legal da escravidão no Brasil. Inquestionavelmente, as manifestações de inconformismo sempre ocorreram; porém, na medida em que o fim da escravidão se aproximava, elas tomaram um maior vulto, abalando, inclusive, o processo produtivo. No final da década de 1880, as fugas em massa dos escravos das áreas cafeeiras e açucareira de Campos contribuíram para a extinção legal da escravidão no Brasil.


RESISTÊNCIA DOS ESCRAVOS


Na fase imperial do Brasil, ocorreram muitas manifestações de inconformismo dos escravos. Elas se apresentavam de várias formas. A…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.