Brasil Império

Publicado em 22/04/2003

O fim do comércio negreiro trouxe inúmeras conseqüências. Foi o primeiro abalo da sociedade escravista, pois a reposição de mão-de-obra não podia ser feita internamente, através do crescimento vegetativo, em virtude da alta taxa de mortalidade dos cativos. O preço dos escravos aumentou, chegando em alguns casos a 100%. O tráfico interprovincial aumentou consideravelmente, aliviando as dívidas dos proprietários nordestinos. Os capitais disponíveis do tráfico foram aplicados em outras atividades urbanas, incrementando o comércio e algumas manufaturas, em especial no Rio de Janeiro, na década de 1850. Apesar das inúmeras tentativas de contrabando de escravos até a década de 1860, o tráfico africano foi extinto definitivamente.


TRÁFICO INTER E INTRAPROVINCIAL DE ESCRAVOS


A paralisação do tráfico negreiro internacional, em 1850, não significou que os escravos não fossem transportados à força para outros locais, visando ao atendimento das necessidades dos proprietários de terras. Inicialmente, ocorreram tentativas de contrabando de africanos, durante a década de 1850 e mesmo posteriormente. As dificuldades para a vigilância de um litoral extenso e os interesses locais dos fazendeiros facilitavam a ação deste comércio ilícito. No entanto, o desembarque clandestino de africanos apresentava diversos perigos em função das penalidades severas estabelecidas pelo governo.

O tráfico interprovincial apresentou-se como a saída mais utilizada pelos fazendeiros, em especial do Sudeste. A incorporação de escravos originários do Nordeste supriu as lavouras cafeeiras em expansão. As estimativas indicam que, entre 1850 e 1888, foram transferidos…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.