Brasil Império

Publicado em 22/04/2003

A seringueira, planta nativa da região amazônica, já era conhecida pelos indígenas para a confecção de utensílios e impermeabilização de potes de cerâmica. No período colonial, sua importância era insignificante, sendo explorada com outros produtos extrativos da região, como o cacau e a baunilha, isto é, as chamadas "drogas do sertão". Com a descoberta do processo de vulcanização pelo norte-americano Charles Goodyear, em 1839, que permitiu tornar a borracha mais resistente, iniciou-se um surto de exploração do produto, ainda na década de 1860.

Assim, a economia da Amazônia, na segunda metade do século XIX, vinculou-se ao mercado externo pela produção da borracha. Uma atividade extrativa que se ligou às necessidades da expansão industrial internacional, em especial na última década do século XIX, com a utilização dos pneumáticos. O crescimento econômico da região pode ser avaliado pelo aumento das exportações: de 1.632 t, em 1852, para 24.301.452 t, em 1900. Em 1850, a borracha representava 2% das exportações brasileiras, atingindo, no início do século XX, aproximadamente 25%.

A Amazônia era uma região com um pequeno índice demográfico e o extrativismo da borracha requeria uma grande quantidade de força de trabalho. Esta dificuldade foi solucionada pelo afluxo de um expressivo contingente de mão-de-obra vindo do Nordeste, em virtude das secas que assolaram a região em 1877 e 1880. O declínio da produção da borracha ocorreu na fase republicana, na década de 1910.


A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS


Na economia brasileira do Império existiram regiões que destinavam…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.