Marketing de Serviços Turísticos

Publicado em 22/04/2003

  • Reduzida exposição aos serviços - muitos serviços são utilizados por períodos relativamente longos, nomeadamente banca e seguros, enquanto as viagens têm um horizonte temporal curto e circunstanciado.
  • Maior grau de emoção e de irracionalidade no acto da compra - as características psicográficas do consumidor têm um papel determinante na escolha, sendo impossível a obtenção de um volume mínimo de informação sobre a oferta existente, condição necessária para a tomada de decisão racional (com informação plena).
  • Local de consumo distante - especialmente nas viagens internacionais, o local de consumo dista largas centenas de quilómetros do domicílio do turista.
  • Maior variedade de canais de distribuição - os distribuidores assumem um papel determinante dado que, muitas vezes, a compra ocorre a centenas de quilómetros do local de consumo sem que seja possível a presença de estruturas próprias do produtor.
  • Maior dependência de serviços complementares - o acto de viajar exige a intervenção de diferentes entidades prestadoras de serviços que contribuem para o grau de satisfação final.

Estas últimas características traduzem a natureza compósita do produto com a participação de diversas actividades, tais como o alojamento, o transporte, a restauração e a animação, entre outras. Acresce que muitas dessas actividades apresentam um forte grau de fragmentação. Por exemplo, 96% das empresas de alojamento e restauração dos países membros da União Europeia são micro-empresas com um número inferior a 10 empregados (CCE 1995).

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.