Lazer e Turismo

Publicado em 25/09/2009

Segundo CHIAVENATO (1979) a Teoria das Relações Humanas se tornou popular nos Estados Unidos na década 40, principalmente devido a suas “características eminentemente democráticas”, e se difundiu para o resto do mundo anos depois da Segunda Guerra Mundial.

A popularidade da Escola das Relações Humanas não aboliu das fábricas a utilização de princípios Fordistas, como a linha de montagem, pois estes eram de grande eficiência para a produtividade das organizações.

Os princípios de Taylor e Ford possibilitaram a ampliação da produtividade e dos salários. Uma pequena parte dos altos lucros obtidos pela diminuição dos custos com a produção em larga escala era repassada para o salário do trabalhador, o que contribuiu para o aumento do poder aquisitivo. Concordo com BRAVERMAN (1987) que o Fordismo contribuiu para adaptar o trabalhador ao modo de produção capitalista. FORD (1954) aponta que o rendimento do trabalhador passa a depender não apenas da mão-de-obra, mas principalmente da velocidade da linha de montagem, e o pagamento dos salários não é feito pelo rendimento individual, mas pela velocidade do trabalho coletivo.

Os pressupostos Fordistas promovem um aumento do poder aquisitivo ao mesmo tempo em que se dissemina uma nova mentalidade consumista, que incentiva a grandes investimentos em marketing e propaganda, instituindo um ciclo de produtividade-consumo-prdutividade.

O lazer passa a ser diretamente vinculado ao consumo sob o discurso de "melhoria das…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.