Lazer e Turismo

Publicado em 25/09/2009

PALAVRAS-CHAVES: formação profissional; lazer; educação física.

Introdução

O que eu não gosto é do bom gosto
Eu não gosto de bom senso
Eu não gosto dos bons modos
Não gosto.
Eu gosto dos que têm fome
Dos que morrem de vontade
Dos que secam de desejo
Dos que ardem...
(Adriana Calcanhotto).

Pensar a formação profissional para um campo da cultura, como o lazer, coincide com o desafio lançado pelo trecho da música Senhas, em epígrafe. É preciso desconfiar do bom gosto, dos bons modos e do bom senso, até porque é necessário perguntar qual classe social consegue determinar aquilo que seja ‘bom’ para as pessoas. Num cenário de multiculturalismo, como o brasileiro, o que significa, por exemplo, um animador sociocultural determinar aquilo que seja bom para se fazer no tempo livre, portanto o correto, para todos, independente das diferenças?

Como afirma Gramsci (1978), por razões de submissão e subordinação intelectual, ocorre de um grupo tomar uma concepção que lhe é estranha, ao ponto que se forme hegemonia sobre determinadas práticas e visões. De certo modo, formar o profissional do lazer é pensar em alguém que possa semear um pouco de inconformismo no consumo e na produção da cultura, propiciando aos possuídos pela fome e pelo desejo a possibilidade de romperem com os padrões estabelecidos.

No Paraná, a realidade da atuação profissional no campo do lazer…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.