INTERNACIONALIZAÇÃO OU MORTE? A IMPORTÂCIA NO DESENVOLVIMENTO DA MARCA PARA SOBREVIVENCIA DO SETOR CALÇADISTA

Publicado em 27/08/2010

4 JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA DO TEMA

Atualmente a indústria calçadista brasileira está enfrentando grandes problemas em se posicionar no mercado mundial. Sabe-se que o motor da globalização é a competitividade, contudo, parte destes problemas estão relacionados à pressão que os produtos asiáticos estão exercendo no comércio, seduzindo os consumidores com produtos extremamente acessíveis e de baixíssimo custo.
O Brasil se caracteriza por possuir empresas pouco internacionalizadas, no sentido de possuir poucos ativos, faturamento e empregos no exterior. O histórico do país apresenta uma economia fortemente protegida desde a época de Getúlio Vargas (1930) até o fim dos anos 80. O reflexo desta prática se reflete no baixo crescimento do PIB e no forte protecionismo, que acabou levando as empresas nacionais a um processo de internacionalização.
Foram poucas as empresas nacionais que se deram conta a tempo de investir em tecnologia e desenvolvimento de novos produtos, mais resistentes e mais confortáveis. De duas décadas pra cá, tem-se noção da devastação que os produtos chineses fizeram com as empresas calçadistas do Vale dos Sinos. Inúmeras fábricas fecharam suas portas e, como economicamente, a principal característica do setor calçadista é sua grande capacidade de gerar empregos, milhares de trabalhadores acabaram perdendo seus postos de trabalho.
Para tanto, o presente trabalho de conclusão de curso tem como característica desenvolver um estudo de caso para analisar o que foi feito pelas principais empresas do ramo para se manterem no mercado com produção e mão de obra nacional. Dentre as mudanças, além dos investimentos realizados na otimização da…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.