INTERNACIONALIZAÇÃO OU MORTE? A IMPORTÂCIA NO DESENVOLVIMENTO DA MARCA PARA SOBREVIVENCIA DO SETOR CALÇADISTA

Publicado em 27/08/2010

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA.
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESA COM ÊNFASE EM COMÉRCIO INTERNACIONAL
INTERNACIONALIZAÇÃO OU MORTE
A IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA MARCA PARA SOBREVIVENCIA DO SETOR CALÇADISTA
VINICIUS PACZEK MACHADO
Porto Alegre, Novembro de 2007.

RESUMO

O presente trabalho tem como tema central estudar o desenvolvimento de marca própria e a necessidade de internacionalização do setor calçadista brasileiro. Foi projetado com base na análise de estudos de caso, dados disponibilizados pela mídia eletrônica e informações de profissionais da área, coletadas através de entrevistas por e-mail e telefone. Apresenta como base duas das maiores indústrias nacionais do ramo, sediadas no Estado do Rio Grande do Sul / Brasil, onde se buscou ressaltar o processo de desenvolvimento e mudanças das formações estratégicas para abordagem à diferentes tipos de mercados, com diferentes características de demanda. Através do método de estudo de casos foi possível apresentar os ganhos, benefícios, dificuldades e oportunidades da inserção internacional na busca de sobrevivência e maior competitividade. A leitura dos casos e suas conclusões podem servir como referencia a outras pequenas e médias empresas brasileiras que, motivada a iniciar ou consolidar sua posição no mercado interno e externo, se baseiem nas experiências relatas neste trabalho e, assim, aumentar suas chances de sucesso em mercados cada vez mais globalizados.
Palavras-chaves: Comércio Internacional; Internacionalização; Calçados; Marcas.

ABSTRACT

This work has the central theme…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.