INTERNACIONALIZAÇÃO OU MORTE? A IMPORTÂCIA NO DESENVOLVIMENTO DA MARCA PARA SOBREVIVENCIA DO SETOR CALÇADISTA

Publicado em 27/08/2010

2.6 AGRAVANTES DA SITUAÇÃO COMPETITIVA DO SETOR

A partir dos anos 90, com o fim do protecionismo e a abertura comercial (iniciada pelo governo de Sarney e amplamente expandida com o governo de Collor, em 1992), as empresas brasileiras passaram a realizar investimentos externos, buscando diversificar seus mercados. Primeiramente buscou-se atingir países do Mercosul (pela semelhança cultural, baixo custos de transporte etc.) e posteriormente, outros lugares do mundo (Azaléia na China). O processo de valorização do plano real contribuiu muito para tais atitudes, todavia o setor calçadista acabou sofrendo com a entrada de concorrentes devido à facilidade das importações.
Para Fensterseifer (1995), existem três importantes agravantes para a indústria calçadista nacional. O primeiro é o processo de abertura econômica, que faz com que empresas multinacionais, com qualidade internacional e custo de mão-de-obra inferior ao do Brasil se estabeleçam no mercado. O segundo decorre do problema crônico de desemprego em vários países europeus produtores de calçados, em especial a Itália, que começam a estimular, e muitas vezes, subsidiar esta indústria devido ao seu alto potencial de absorção de mão-de-obra. O terceiro agravante advém das novas tecnologias, que poderão à médio prazo reduzir, ou mesmo eliminar, a vantagem da mão-de-obra barata dos países em desenvolvimento e viabilizar novamente importantes segmentos desta industria nos países desenvolvidos, revertendo assim seu ciclo de vida internacional
O Brasil apresenta inúmeros incentivos para alavancar as exportações. As empresas do setor se beneficiam de programas como SGP (Sistema Geral de Preferência) com certificados Form A que…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.