INTERNACIONALIZAÇÃO OU MORTE? A IMPORTÂCIA NO DESENVOLVIMENTO DA MARCA PARA SOBREVIVENCIA DO SETOR CALÇADISTA

Publicado em 27/08/2010

2 CARACTERIZAÇÃO DO SETOR

A indústria calçadista nacional contribui com uma parcela significativa das atividades manufatureiras do país, tanto pelo seu volume de produção e expressiva participação na pauta de exportações, como pela sua grande capacidade de geração de empregos.
O atual ambiente competitivo, caracterizado por intensas mudanças tecnológicas, comunicação rápida, abertura econômica e competição global, está forçando as empresas a reverem seus modelos de competição e mercados de atuação. A situação é particularmente preocupante para as empresas cuja competitividade foi adquirida com base na vantagem comparativa do baixo custo da mão de obra, como é o caso da indústria nacional, e que pouco evoluiu no sentido de desenvolver vantagens competitivas mais nobres e mais sustentáveis no longo prazo.
Neste capitulo, será apresentado o histórico do setor calçadista brasileiro, as características do produto, os fornecedores, a relevância da indústria nacional, o posicionamento no mercado internacional, os agravantes da situação competitiva do setor e seus órgãos intervenientes.

2.1 HISTÓRICO

A história do calçado nacional está estritamente ligada a chegada dos primeiros imigrantes alemães na região do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul, em junho de 1824. Além de atuarem na agricultura e na criação de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.