INTERNACIONALIZAÇÃO OU MORTE? A IMPORTÂCIA NO DESENVOLVIMENTO DA MARCA PARA SOBREVIVENCIA DO SETOR CALÇADISTA

Publicado em 27/08/2010


Quadro 02 Mercado Interno x Mercado Externo
Fonte: Fensterseifer (1995)

Existe uma relação direta entre o desempenho exportador e o exercício do controle do canal. Pipkin (2003) enfatiza, acrescentando que é fundamental entender que o ingresso e a expansão das empresas nos mercados externos dependem do gerenciamento de atributos estratégicos do canal de comercialização. Ele ressalta o atendimento ao cliente, as adaptações produtivas, a qualidade do produto e o prazo de entrega como principais variáveis para a fidelização do cliente.
As empresas podem ainda utilizar meios como: licenciamento, franchising, alianças estratégicas internacionais, joint ventures ou, simplesmente, a realização de investimentos externos diretos, tanto na forma de greenfild (novos empreendimentos) como na forma de fusões e aquisições.
Segundo Kotabe e Helsen (2000), outros aspectos importantes a serem considerados referem-se ao transporte e armazenagem das mercadorias para distribuição. Com relação ao transporte das mercadorias, no momento de definir sobre qual o melhor meio a ser utilizado (marítimo, aéreo, ferroviário, fluvial ou uma combinação desses), deve-se levar em consideração o índice de valor por volume, perecibilidade do produto e o custo do transporte em si.

6.3.3.4 Promoção

A comunicação de marketing é vista como fundamental na guerra mundial dos calçados. Seu principal objetivo é falar aos clientes sobre os benefícios que um produto ou serviço oferece. Conforme Keegan (2000), as promoções são todas as formas de comunicação usadas por organizações…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.