UMA ANLISE DAS INFLU?CIAS NO PROCESSO DE DECISÏ DE COMPRA DE VESTURIO EM SHOPPING CENTERS

Publicado em 27/08/2010


Figura 1 Modelo de decisão de compra
Fonte: Criada pelos autores (2009).

Segundo Mowen e Minor (2006), a partir do momento que uma pessoa reconhece uma necessidade ou desejo a ser satisfeito por meio da aquisição de um produto ou serviço, é desencadeado o conjunto de passos subseqüentes que levarão ao objetivo que é fazer uma boa compra de acordo com sua linha de raciocínio. Logo, o consumidor passa ao estágio da busca por insumos, no qual é ajudado por meio das várias informações que abordam características da empresa fabricante, do produto e como esse produto pode oferecer vantagens que combinem com seus atributos pessoais.
Entretanto, como cada pessoa tem personalidade e preferências diferentes como defende Karsaklian (2000), a percepção das mensagens também difere, resultando em diferentes níveis de atenção dada aos produtos abordados nas mensagens recebidas, bem como em possíveis distorções que podem ser positivas ou não à empresa. Isso acontece porque o consumidor avalia as mensagens de acordo com sua percepção e procura por alternativas que atendam melhor seus objetivos. Depois da investigação, a decisão é feita e chega o momento da compra de fato, no qual o consumidor opta pela marca que o convenceu ser a mais apropriada para sua necessidade ou seu desejo de acordo com a situação que vive.
O armazenamento e consumo ocorrem em seguida, o que dará ao consumidor uma experiência com a marca escolhida, que pode ser positiva ou negativa, avaliada de acordo com seus valores e atitudes. O resultado da experiência é muito importante, pois permanecerá na memória do cliente que pode tornar-se fiel à marca ou…

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