Segmentação em Mercados Industriais: Atores Restritivos e Contributivos ao Desempenho de Marketing

Publicado em 14/06/2006

A seguir, são apresentados os principais fatores contributivos da segmentação.

Fator 1 - Operacionalização do conceito de marketing

Uma empresa orientada para o mercado focaliza sua atenção nas necessidades dos clientes-alvo. Todo o processo da segmentação de mercado - estudo das necessidades, objetivos e estratégias dos clientes industriais; agrupamento dos clientes em segmentos homogêneos; desenvolvimento de perfis dos segmentos-alvo e seleção dos segmentos mais atrativos- favorece a colocação em prática da filosofia de orientação empresarial subjacente ao conceito de marketing.

Fator 2 - Evita a inércia de marketing

O conceito e a aplicação da segmentação de mercado industrial impelem a empresa a ficar atenta à evolução das necessidades e dos expectativas do mercados e às ações dos competitidores nos segmentos.

Bonoma (1985:179) observa que, não sendo marketing uma disciplina exata, procurar entender a razão pela qual uma particular estratégia de marketing deu certo, e outra não, é tarefa impossível. Não é de surpreender que os executivos, em geral, se tornam relutantes em romper estratégias bem sucedidas no passado, mesmo que as condições de mercado tenham mudado. O autor denomina essa inabilidade de se adaptar

às mudanças do mercado de inércia de marketing. A…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.