Segmentação em Mercados Industriais: Atores Restritivos e Contributivos ao Desempenho de Marketing

Publicado em 14/06/2006

Fator 10 - Escassa literatura sobre segmentação em mercados industriais

Outra restrição relativa à segmentação industrial é representada pela carência de títulos sobre o tema. Conforme já explicitado, os estudos de segmentação concentram-se em mercados de bens de consumo. Doyle e Saunders (1985) foram mais enfáticos, ao afirmarem que a "literatura de marketing surpreende pela falta de exemplos práticos de segmentação e posicionamento nos mercados industriais". Dibb e Simkin (1994) sustentam que é surpreendente a escassez de literatura de segmentação de mercado industrial que considere a interpretação e a implantação dos esquemas de segmentação.

Esses estudiosos são acompanhados por Shapiro e Bonoma (1984), que constataram haver muito pouco ou quase nenhum trabalho sobre a implantação da segmentação de mercado no setor industrial. Por sua vez, Thomas e Wind (1982) afirmam que a literatura de marketing industrial oferece poucas instruções sobre como decidir com relação à escolha dos segmentos.

Em levantamento realizado sobre a literatura de segmentação de mercados industriais, encontraram-se 66 obras, onde figurava a expressão segmentação industrial (Barroso de Siqueira, 1997:169). Desses 66 títulos, 5 encontravam-se em livros e teses e 61 em artigos. As contribuições dos estudiosos processaram-se ao longo dos anos da…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.