Segmentação em Mercados Industriais: Atores Restritivos e Contributivos ao Desempenho de Marketing

Publicado em 14/06/2006

No outro extremo, algumas empresas industriais dividem o mercado em um número muito grande de segmentos. Em uma empresa, após investir em um estudo de sete meses, que resultou em uma grande quantidade de dados, o gerente geral da divisão afirmou:

"Dividiram nosso mercado em 28 segmentos. Tenho a ligeira impressão de que bastaria a metade. Mesmo se não for assim, não há como poder desenvolver boas estratégias competitivas para cada um deles em menos de cinco anos, e não podemos esperar cinco anos" (Barroso de Siqueira, 1992:144).

Fator 7 – Problemas de pesquisa de segmentação do mercado industrial

As pesquisas de segmentação de mercado ainda apresentam questões conceituais e metodológicas não resolvidas. Wind (1978:318) verificou que a maior parte dos trabalhos publicados sobre pesquisa de segmentação é dedicada à definição de bases para segmentar. Para o autor, só um pequeno grupo de pesquisadores costuma interessar-se pelo desenvolvimento de novos instrumentos metodológicos. Outra questão pertinente é que, pelo menos com relação ao que tem sido publicado, pouco se sabe, sobre como os resultados da pesquisa de segmentação são usados pelos gerentes de marketing industrial.

No uso dos dois critérios de segmentação industrial mais difundidos, propostos por Wind e Cardozo ou Bonoma e Shapiro, a coleta e a análise das variáveis de microssegmentação não…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.