Segmentação em Mercados Industriais: Atores Restritivos e Contributivos ao Desempenho de Marketing

Publicado em 14/06/2006

As organizações que operam no mercado industrial tendem a orientar-se para produção, produto e/ou tecnologia. A falta de orientação para mercado leva as empresas a negligenciar a segmentação por acreditarem que esse conceito não é relevante ou compreensível, ou porque não vêem nele maiores benefícios. Talvez seja essa uma das razões de o impacto da segmentação ter sido bem menor no marketing industrial do que no marketing de bens de consumo.

Fator 2 - Particularidades dos mercados e clientes industriais

Em mercados industriais especializados, não é fácil encontrar grupos de consumidores com necessidades homogêneas. As variáveis de situação específica são mais bem relevantes do que as características gerais dos compradores. No marketing industrial, os benefícios procurados dependem menos de características socioeconômicas e psicológicas do comprador e mais do uso final do produto (Saunders, 1985).

As dificuldades de segmentação no mercado industrial decorrem, entre outras razões, de:

(a) as necessidades das organizações industriais diferirem muito;

(b) o processo decisório, em geral, depender de um grande número de pessoas com experiências e trabalhos diversos (Reeder e al., 1987:198).

Os compradores industriais diferem muito entre si. Às vezes, a diversidade é tão intensa que não é possível identificar grupos com necessidades e desejos homogêneos.

Assim, ou adota-se uma estratégia de marketing diferenciado ou não há condições de adequar diferentes esforços de marketing, pela falta de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.