Análise do Ambiente de Marketing

Publicado em 22/04/2003

O MACROAMBIENTE

"Nenhuma organização é uma ilha em si mesmo", Hall.

Em uma economia globalizada, mediatizada pela informação e tecnologia, crescem as exigências para a sobrevida das empresas. O cliente tornou-se mais exigente em relação aos produtos e/ou serviços que busca, não somente no que se refere à qualidade, como também a custo.

As mudanças se processam rapidamente, exigindo atenção redobrada às sinalizações emanadas do ambiente onde as empresas estão inseridas, do qual dependem e interagem. Kotler afirma que "...as empresas excelentes possuem uma visão de fora para dentro de seus negócios, reconhecem a importância do monitoramento e da adaptação contínua às mudanças ambientais".

Vive-se em um mundo rodeado e composto por organizações. As organizações por sua vez, influenciam e sofrem influência do seu meio ambiente, estando em permanente interação com as outras organizações, com os seus diferentes públicos e com a própria sociedade.

A compreensão do macroambiente empresarial é fundamental – a sua concepção abarca o que está fora de uma organização: as condições climáticas e geográficas, as outras organizações, aspectos econômicos, o grau de desenvolvimento de uma nação, condições essas que devem ser analisadas e enfrentadas. "Os fatores que estão fora da organização jogam um papel importante com o que se passa dentro dela" (Hall, R. 1984, p. 162), sendo simultaneamente uma fonte de mudanças ou uma causa das…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.