Análise do Ambiente de Marketing

Publicado em 22/04/2003

O Ambiente de Marketing e suas implicações e ajustes nas organizações

10 de Setembro de 2002


O AMBIENTE DE MARKETING


O ambiente de marketing é formado por um conjunto de forças e fatores que afetam direta ou indiretamente uma organização. Os maiores responsáveis pela identificação dessas forças e fatores são os profissionais de marketing, são eles que devem analisar as potencialidades, fraquezas, tendências e oportunidades na organização.

Os profissionais de marketing devem identificar tais forças e fatores utilizando a inteligência de marketing e a pesquisa de marketing com o objetivo de coletar informações sobre o micro e o macroambiente. Essa pesquisa deve ser constante, uma vez que é essencial sempre estar atento às mudanças no mercado. Com a realização de um escaneamento ambiental sistemático, observa-se e adapta-se as variáveis e invariáveis do mercado, transformando-as em oportunidades de (bons) negócios. Como diz Kunsch, 1986, "A análise ambiental representa um dos pontos de partida para se iniciar o planejamento estratégico".

O ambiente de marketing é subdividido em macroambiente (ambiente externo) e o microambiente empresarial (ambiente interno). Abordaremos ambos os itens separadamente para melhor compreensão. Começaremos pelo microambiente.

 

O MICROAMBIENTE

O microambiente, também chamado de ambiente operacional ou de tarefa, consiste nos fatores ligados…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.