Salário Mínimo

Publicado em 22/04/2003

 

Direitos do salário mínimo

Será nulo de pleno direito qualquer contrato ou convenção que estipule remuneração inferior ao salário mínimo estabelecido. O trabalhador que for pago salário inferior ao mínimo terá direito não obstante qualquer contrato ou convenção em contrário, a reclamar do empregador o complemento de seu salário mínimo estabelecido na região, zona ou subzona em que tiver de ser cumprido.

Para os menores aprendizes, o salário mínimo, respeitada a proporcionalidade com o que vigora para o trabalhador adulto local, será pago na base uniforme de 50% (aprendiz e o trabalhador menor de 18 anos ou maior de 14 anos sujeito a formação profissional metódica do ofício em que se exerça trabalho ).

Seu valor é fixado pelo governo federal e é considerado o piso mínimo obrigatório para todos os assalariados, urbanos e rurais, com exceção do doméstico. O salário mínimo é fixado pelas tabelas, para 30 dias ou 240 horas de trabalho por mês. Para os trabalhadores que tenham a jornada diária inferior a oito horas, fixada por lei, o salário será igual ao da tabela, multiplicado por 8 e dividido pela sua duração legal. A partir de 1987, o salário mínimo passou a ser denominado Piso Nacional de Sal.

Em 1940, era possível comprar os treze produtos da Cesta Básica com apenas 40% do salário mínimo de R$ 555,68. Em 2001, para adquirir os mesmos treze produtos, o trabalhador tem que desembolsar 64% do novo salário mínimo de R$ 180. Veja no quadro abaixo, a quantidade de alimentos…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.