A Influência do Setor de Panificação no Brasil e em Imperatriz

Publicado em 05/06/2006

A origem do pão data de milhares de anos antes de Cristo. Os primeiros pães eram feitos de glandes de carvalho e faia trituradas, que, para se tirar o sabor amargo, eram lavadas com água fervente, tornando-se uma massa que era levada ao sol para secar. Adicionando-se farinha, faziam-se broas.

Os cereais, tão comuns nos pães, foram utilizados primeiramente em sopas e papas. Com o passar do tempo foram adicionados às farinhas mel, doces, ovos, carne moída, dando origem aos bolos e posteriormente ao pão. Esses bolos eram assados sobre pedras quentes ou cinzas.

Os primeiros a assarem os pães em fornos foram os egípicios, que também descobriram que o acréscimo de líquido fermentado (fermento) à massa do pão o tornavam mais leve e macio.

A técnica de utilizar fermento no pão não era usada pelos judeus, que acreditavam que a fermentação era uma forma de decomposição e impureza e, na Páscoa só é consumido, até hoje, o pão sem fermento.

Com a sua chegada à Europa por intermédio dos gregos, o pão era feito pelas mulheres em Roma na época do império, em 168 a.C., passando a sua fabricação aos padeiros originando as primeiras padarias públicas. Mas com a queda do império na Idade Média, o pão voltou a ter sua fabricação caseira, e apenas os castelos e conventos possuíam padarias. Com o aprimoramento dos processos de moagem do trigo, inicialmente em moinhos de tração animal passando para os movidos a água e finalmente pelo vento, teve origem a indústria de panificação. [on line] http://www.padave.hpg.ig.com.br/economia.html

Por outro lado, o…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.