A (Des) Importância do Leigo no Tribunal do Júri

Publicado em 17/10/2006

A incumbência de condenar ou absolver no tribunal através de seu voto, enquanto parte de um seleto grupo, expressa a democracia e a intenção do povo pelo voto dos jurados, demonstra a comoção social perante as provas, a retórica em plenária, que repercuti na decisão, que é base para ser elaborada a sentença pelo Presidente da seção.

Nos casos onde a própria sociedade foi lesada em seu mais precioso bem, a dizer ,a vida, dá-se poderes a representantes do povo para ditar o resultado do julgamento, e nos demais casos, espera-se uma atuação de forma rígida, lúcida, criteriosa, legítima amparada nas normas jurídicas e nas previsões legais, enquanto função do Estado, promotor da paz, da ordem social e da justiça.

3.1 Jurados

Do latim jurare, de fazer juramento, incorporado ao reconhecimento da instituição do Art. 5, XXXVIII, CF/88, conforme elucida F. Whitaker:

Jury é o tribunal em que cidadãos, previamente alistados, sorteados e afinal escolhidos, em sua consciência e sob juramento, decidem, de fato, sobre a culpabilidade ou não dos acusados, na generalidade das infrações penais (1910, p. 1).

Segundo a definição de Whitacker, jurado é o cidadão incumbido pela sociedade de declarar se os acusados submetidos a julgamento são culpados ou inocentes. Somente pode ser jurado o cidadão que estiver enquadrado na revisão legal do artigo 434, do Código de Processo Penal, ou seja: brasileiro nato, ou naturalizado; no gozo de seus direitos políticos. Deve, além disso, ser maior de 21 anos, capaz e de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.