Usufruto

Publicado em 22/04/2003

Como corolário natural estará obrigado a

b) fazer reparações ordinárias – e estas são aquelas de custo módico, aquelas tendentes à conservação da res integra, tal qual foi recebida pelo usufrutuário.

As reparações extraordinárias, as de vulto, as que aumentam o rendimento da coisa, serão da incumbência do nu proprietário. Mas, diz o art. 734: ao usufrutuário caberá a obrigação de pagar os juros do capital investido pelo proprietário nas reparações indispensáveis à conservação ou aumento de rendimento da coisa usufruída. E o parágrafo único diz que são módicas as que não superarem a 2/3 do rendimento liquido anual.

c) pagará certas contribuições (733, II; 735 e 736) – os foros, pensões e os impostos reais devidos pela posse, ou rendimentos da coisa usufruída. Os juros da coisa singular ou da coisa universal ou parte desta, desde que resultante de divida garantida pela coisa objeto do usufruto.

Ainda incumbe ao usufrutuário pagar o premio do seguro da coisa usufruída, se esta estiver segurada.

As obrigações posteriores ou finais são aquelas que precedem a extinção do usufruto.

A principal, é óbvio, reside na restituição da coisa como a recebeu, como a inventariou e como se obrigou a conserva-la.

Alem desta, cumprirá aquelas outras que consentiu fossem inseridas no titulo constitutivo do usufruto, consoante a natureza deste.

Exceção às obrigações do usufrutuário (731 e 732) – a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.