Usufruto

Publicado em 22/04/2003

Usufruto


I – Introdução

Originário do direito romano, o usufruto foi definido por Paulo como jus alienis rebus utendi fruendi, salva rerum susbtantia, ou, em vernáculo, o direito de usar uma coisa pertencente a outrem e de perceber-lhe os frutos, ressalvada sua substância.

Embora a propriedade tivesse em Roma feição absoluta e exclusiva, reconheciam-se, contudo, a vantagem e a utilidade de ceder-se a outrem o gozo de uma coisa, conservando o dono, para si, a propriedade de sua substância.

Considerado a principio como servidão pessoal, ao lado do uso e da habitação ainda hoje, algumas vezes, com esse mesmo caráter, se apresenta, o que se não justifica, segundo adverte Cunha Gonçalves, porque referido direito não incide sobre pessoas, porém, sobre coisas.

De acordo com opinião de Allara, nenhuma diferença existe ente a relação de usufruto e a propriedade. A primeira importa em situação jurídica complexa, constituída por relação de propriedade temporária, com várias obrigações propter rem, enquanto a segunda corresponde a relação definitiva. Mas, tal ponto de vista não se afeiçoa ao nosso direito positivo, construído e desenvolvido nos moldes clássicos, e que assim inclui o usufruto entre os jura in re aliena.

Trata-se de instituto sobremaneira útil. Sua sobrevivência em todas as legislações modernas encontra justificativa na possibilidade de garantir a subsistência do usufrutuário, sem que necessário se torne outorgar-lhe o domínio.

Das relações…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.