USUFRUTO CIVIL X USUFRUTO EXCLUSIVO INDÍGENA

Publicado em 29/08/2016

Tudo isso resultou em uma opressão que vai além das circunstâncias individuais. É bem certo que as questões culturais foram alteradas, sendo a catequização uma “moeda de troca” pela paz e alternativa à escravização, mas as questões regionais e o Direito da coletividade indígena acabou sendo gravemente afetado.

É mister mencionar que ao longo dos anos a legislação não ajudou muito as questões indígenas. MENDES JUNIOR traz circunstâncias neste aspecto e cita como exemplo uma das primeiras Cartas Régias, a de 1708. Segundo seu texto o Rei de Portugal legalizava a escravização e a venda dos índios em praça pública afim de pagar as dívidas da coroa. Isso abriu espaço para que as terras se tornassem verdadeiros objetos de desejo de quem a reivindicasse.

A questão territorial das terras indígenas foi tema de vários conflitos na época, principalmente em relação à sua tutela.
Até que a Constituição de 1891 tentou esclarecer sobre estas circunstâncias. Ficou decidido, portanto, que pertenciam “aos Estados, as minas e terras devolutas situadas nos respectivos territórios”. Mesmo que houvesse uma razão explícita de tentar defender as terras indígenas, as circunstâncias fáticas apenas começaram a aparecer após a instituição da Carta Magna de 1988.

A Constituição começou a ser chamada de “Constituição Cidadã” e, não à toa, abraçava os direitos de todos os nichos sociais e étnicos que antes apenas possuíam razão e direito nas palavras documentadas, fugindo,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.