Uni?Est?l

Publicado em 27/08/2010

2.2.1 CONVERSÃO EM CASAMENTO

Segundo Maria Berenice Dias (2009, p.178), o sentido prático da transformação da união estável em casamento seria para estabelecer seu termo inicial.
Para efetuar a conversão da união estável em casamento, o art. 1.726 do novo Código Civil determina que as partes devam requerê-la ao juiz, que, diante das circunstâncias, decretará a conversão. Em caso de deferimento judicial, é feito diante do Cartório de Registro Civil, dispensando o processo de habilitação para o casamento.
A Constituição Federal em seu Artigo 226 §3º facilita a conversão da união estável em casamento.
Art. 226.CF. A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado.
§ 3º - Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento.
A Lei 9.278 de 1996 em seu artigo 8º diz:
Os conviventes poderão, de comum acordo e a qualquer tempo, requerer a conversão da união estável em casamento, por requerimento ao Oficial do Registro Civil da Circunscrição de seu domicílio.
O novo Código Civil em seu artigo 1.726 estabelece a possibilidade de conversão da união estável em casamento, mediante requerimento ao juiz de direito da comarca onde residam os conviventes que, verificando a regularidade do pedido, determinará o seu processamento no Registro Civil. Art. 1726. A união estável poderá converter-se em casamento,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.