Títulos de Crédito Extra-Judiciais

Publicado em 25/01/2019

CONTRATO DE CAUÇÃO


A palavra caução procede do vocábulo latino cautio, derivado do verbo cavere, cuja significação é tomar cuidado, prevenir-se, precaver-se. Dessa acepção originária evoluiu o termo, para designar o ato de dar garantia ou segurança a alguém, a fim de resguardá-la de algum dano ou prejuízo. Origina-se, daí, o conceito de caução, como a garantia ou segurança dada, a fim de ser evitado dano, ou, quando esse ocorrer, ser reparado. Significa , portanto, na técnica jurídica, a segurança concedida por alguém a outrem, com o fim de garanti-lo contra possível dano futuro. Essa garantia pode ser: a) real ou b) pessoal, segundo consista no oferecimento de bens, cujo valor garanta a reparação equivalente ao dano a); ou no oferecimento de pessoa economicamente idônea, que assuma a responsabilidade de reparar o dano b). A caução real é também chamada de pignoratícia (penhor, anticrese ou hipoteca). A caução pessoal é também chamada de fidejussória, porque por ela a pessoa, que se toma garante, empenha a sua fé, a sua palavra, afiançando a satisfação do dano, se houver. E, por isso, a caução pessoal é mais comumente conhecida por fiança. Segundo Câmara Leal, "não há em nossos escritores, nem na legislação, uma técnica segura relativa à caução, que é, muitas vezes, confundida com fiança. Caução é o gênero e a fiança uma de suas espécies, de modo que toda a fiança é caução, mas nem toda caução é fiança".


Machado Guimarães divide as cauções em: a) voluntárias e b) necessárias, compreendendo as últimas as b- l) legais e b-2) judiciais, todas com caráter acessório. E esclarece que legal ou judicial não é em virtude da fonte, de que emanam, porque ambas são legais, no sentido de provirem da lei. A origem está na natureza da obrigação principal garantida pela caução.


O inciso III…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.