Teoria Geral dos Recursos

Publicado em 02/07/2008

O recurso adesivo apareceu com o CPC, hoje em vigor. Na realidade, ele deveria chamar-se recurso subordinado.

Prevê o CPC que sendo a sentença de procedência parcial, e, portanto, havendo sucumbência recíproca, poderá qualquer das partes simplesmente não recorrer se estiverem, a princípio, satisfeitas com a decisão, aguardando o prazo para ver se a outra parte interpõe recuso.

Terminado o prazo sem qualquer uma das partes recorra, a sentença terá transitado em julgado.

Mas se uma das partes recorrer – recurso autônomo – poderá a outra, numa segunda oportunidade, interpor recurso. Mas esse recurso que é interposto no segundo momento, depois do prazo normalmente adequado para interposição de recurso (15 dias) não terá vida própria, não será independente. Ele funcionará como um acessório do re4curso principal, interposto em primeiro lugar. Este é o chamado Recurso Adesivo. A matéria vem tratada no art. 500, CPC.

Art. 500, CPC:

Cada parte interporá o recurso, independentemente, no prazo e observadas às exigências legais. Sendo, porém, vencidos autor e réu, ao recurso interposto por qualquer deles poderá aderir à outra parte. O recurso adesivo fica subordinado ao recurso principal e se rege pelas disposições seguintes:

I.Será interposto perante a autoridade competente para admitir o recurso principal, no…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.