TEORIA DO CRIME E TEORIA DO TIPO

Publicado em 16/03/2007

b)EVENTUAL OU MATERIAL: titular do interesse protegido. Pode ser o homem (latu sensu), a pessoa jurídica, o Estado ou uma coletividade sem personalidade jurídica.


 

OBSERVAÇÕES

1. Embora toda pessoa possa ser sujeito passivo, em alguns casos a lei vai se referir a:

a)Condições físicas (idade, sexo): por exemplo, art. 246 CP – menor em idade escolar;

b)Condições psíquicas: por exemplo, art. 23 LCP – doente mental.

2. O Estado pode ser sujeito passivo de vários delitos.

3. Em alguns casos o sujeito passivo não é determinado. Exemplo: crime contra os mortos.

4. O de cujus não pode ser considerado sujeito passivo de crime.

5. Animal não pode ser sujeito passivo de crime, mas objeto material – art. 64 LCP – o sujeito passivo não é o animal, mas o proprietário ou a coletividade.

6. O homem a um só tempo não pode ser sujeito passivo e ativo de crime.
Autolesão: art. 171 2, V CP – o sujeito ativo é a seguradora.
Auto-acusação falsa: art. 341 CP – o sujeito passivo é o Estado.


 

OBJETO JURÍDICO DO CRIME

O objeto do crime pode ser visto sob dois aspectos: o formal e o substancial. O objeto substancial é o verdadeiro objeto jurídico. É o bem ou interesse protegido pela lei penal. Exemplos: vida, honra,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.