TEORIA DA IMPREVISÏ: DA AUTONOMIA DA VONTADE A INTERVEN!O JUDICIAL NOS CONTRATOS PRIVADOS EM GERAL

Publicado em 27/08/2010

Conclusão

O instituto da resolução por onerosidade excessiva Teoria da Imprevisão, regulado pelos arts. 478-480 do Código Civil, foi considerado um avanço, de grande relevância para o capitalismo. Contudo, esse instituto exige cinco requisitos de difícil aplicabilidade, o que o torna obsoleto, de uso infrequente. Além disso, apresenta como regra a resolução do contrato (art. 478) ; enquanto a revisão é admitida em caráter excepcional (art. 479).
A resolução como única opção para a parte prejudicada é incoerente, haja vista que, na maioria das vezes, a vontade dos contraentes é a continuidade do contrato, desde que reajustado. Mais incoerente, ainda, é deixar a revisão ao livre arbítrio do réu (parte não prejudicada).
O Código de Defesa do Consumidor, como foi visto, trata o instituto de forma mais simplificada. Nele não é exigido que os acontecimentos sejam imprevisíveis e extraordinários, e nem que haja extrema vantagem para outra parte; os acontecimentos supervenientes a contratação são suficientes para a sua incidência. Diferentemente do que ocorre no Código Civil, a revisão contratual é a regra, em conformidade com o princípio da conservação do contrato.
Assim, o Código Civil deve adotar o mesmo perfil do Código de Defesa do Consumidor. Para isso, é necessária uma mudança legislativa, a princípio, pela retirada dos requisitos da extrema vantagem para a outra parte e os acontecimentos imprevisíveis e extraordinários, e, em seguida, possibilitar ambos…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.