TEORIA DA IMPREVISÏ: DA AUTONOMIA DA VONTADE A INTERVEN!O JUDICIAL NOS CONTRATOS PRIVADOS EM GERAL

Publicado em 27/08/2010

EMANUELLE SOUZA BORGES
TEORIA DA IMPREVISÃO: DA AUTONOMIA DA VONTADE A INTERVENÇÃO JUDICIAL NOS CONTRATOS PRIVADOS EM GERAL


RESUMO

Com o advento do novo Código Civil, as relações contratuais romperam com a concepção clássica de liberdade defendida no século XIX, por meio da qual as partes poderiam exercer a autonomia da vontade em sua plenitude. O contrato passou a exercer uma função social, assim, o interesse coletivo passou a predominar veemente sobre o particular. Com o objetivo de proporcionar maior segurança aos contraentes, em razão das oscilações econômicas no atual cenário mundial, inseriu-se no Código Civil o instituto da resolução por onerosidade excessiva - Teoria da Imprevisão regulado pelos arts. 478-480. No entanto, para a aplicação desse instituto é necessária a difícil reunião simultânea de cinco requisitos listados no art. 478: contrato bilateral, de execução continuada ou diferida, com superveniente de extrema onerosidade da prestação com consequente vantagem para o outro contratante, em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis; o que gera a reflexão sobre a sua efetividade. No Código de Defesa do Consumidor, o citado instituto está previsto no artigo 60 , inciso V, com exigências mais brandas, de fácil aplicabilidade; a ocorrência de fatos superveniente que acarrete a onerosidade excessiva é o bastante para sua incidência. Dessa forma, a rigorosa exigência do Código Civil faz com o que o instituto da onerosidade tenha âmbito de abrangência reduzido, diferentemente do que ocorre no Código de Defesa do Consumidor.
Palavras-chave: autonomia da vontade; contrato;…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.