TEORIA DA IMPREVISÏ: DA AUTONOMIA DA VONTADE A INTERVEN!O JUDICIAL NOS CONTRATOS PRIVADOS EM GERAL

Publicado em 27/08/2010

TEORIA DA IMPREVISÃO NO DIREITO DO CONSUMIDOR

Os pressupostos da revisão contratual no Código de Defesa do Consumidor
A onerosidade excessiva está regulada no Código de Defesa do Consumidor no artigo 6º, inciso V:
Art. 6º - São direitos do consumidor:
[...]
V a modificação das cláusulas contratuais que estabeleçam prestações desproporcionais ou sua revisão em razão de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas.
Importante ressaltar que o instituto da onerosidade excessiva, nesta seara, aplica-se as relações de consumo, evidenciando sempre os princípios norteadores do referido Código, sendo eles: o do reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo (art.4º, inciso I), da boa-fé e do equilíbrio nas relações entre consumidores e fornecedores (art.4º, inciso III).
Assim como no Código Civil, a doutrina estabelece os requisitos necessários para a incidência da onerosidade excessiva no Código de Defesa do Consumidor: (a) a existência de contrato de execução continuada ou diferida; (b) onerosidade excessiva do consumidor; (c) fatos superveniente.
O contrato deverá ser de execução continuada ou diferida, assim como no direito comum, pois o decurso temporal entre a formação do contrato e sua execução, é pressuposto necessário para que se venha a caracterizar a referida teoria.
A onerosidade excessiva deverá ser analisada no âmbito objetivo, não se pode atribuí-la a questões que dizem respeito à pessoa do consumidor, mas ao vínculo contratual.
Os fatos supervenientes referem-se a qualquer acontecimento posterior a formação do contrato que provoque a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.