TEORIA DA IMPREVISÏ: DA AUTONOMIA DA VONTADE A INTERVEN!O JUDICIAL NOS CONTRATOS PRIVADOS EM GERAL

Publicado em 27/08/2010

Da contribuição teórica aos fundamentos e aos pressupostos da imprevisão
Dos pressupostos formais
Quanto ao suporte negocial

Considerado as classificações dos contratos, especificamente como bilaterais ou unilaterais; comutativos ou aleatórios; onerosos ou gratuitos, importante se faz verificar em quais dessas modalidades a Teoria da Imprevisão tem aplicabilidade.
Para a formação do contrato é necessário a declaração de vontade de duas ou mais pessoas, o que permite constatar que todo contrato na sua formação é bilateral ou plurilateral. Quanto a seus efeitos, é que existe a divisão em bilateral e unilateral, como se constata no comentário de Maria Helena Diniz:
Todo contrato decorre, do acordo de duas ou mais vontades, mas como, em relação a seus efeitos, esse negócio jurídico bilateral ou plurilateral ora gera obrigações de natureza patrimonial para todos os contratantes, ora para um só deles, apenas sob esse prisma será possível falar-se em contrato bilateral e unilateral. Toda convenção, em sua formação, é bilateral ou plurilateral, por existirem sempre duas ou mais vontades coincidentes; nos efeitos, porém, tanto pode ser bilateral como unilateral (DINIZ, 2003. p. 79).
O contrato tem efeito unilateral quando apenas uma das partes assumi obrigações, enquanto a outra a nada se obrigará, não havendo, portanto, contraprestação. Exemplo desse tipo de contrato é a doação pura e simples, em que apenas o doador tem obrigações em face do donatário que só tem proveitos.
Terá efeito bilateral o contrato que gera obrigações para ambos os contraentes, os quais serão credor e…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.