Sociedade Limitada – Consequências Jurídico-Sociais nas Alterações Advindas do Novo Código Civil

Publicado em 05/10/2006

A introdução das sociedades por cotas de responsabilidade limitada no Brasil se deu graças ao professor Herculano Inglez de Souza, incumbido, em 1912, pelo governo, de elaborar a revisão de Código Comercial que, sob a inspiração da lei portuguesa de 1901, resolveu adotar a sociedade por cotas. Fundamentou seus motivos no fato de que as sociedades limitadas viriam a preencher lacunas no direito, uma vez que, ou optava-se por uma sociedade de responsabilidade ilimitada, ou pela sociedade anônima (único ente de responsabilidade limitada, mas que necessitava de capitais muito avultados e prazo superior ao ordinário da vida humana na sua constituição).

Baseado no projeto de Inglez de Souza, o deputado gaúcho Joaquim Luiz Osório encaminhou à Câmara dos Deputados, em 1918, como projeto de lei, o destaque da disciplina das sociedades por cotas apresentada por Inglez de Souza, no seu famoso anteprojeto.E foi aprovado sem modificações, dele resultando o decreto n. 3.708, de 10 de janeiro de 1919.

1.3.Conceito

A fixação do conceito jurídico da sociedade de responsabilidade limitada, embora de importância manifesta para o estudo da matéria, apresenta inúmeras críticas, pois, por ter sido a designação imitada da lei portuguesa, a expressão - sociedade por cotas de responsabilidade limitada – indicaria que a responsabilidade seria da sociedade e não dos sócios, como verdadeiramente o é, pois a sociedade responde ilimitadamente por todas as obrigações que tiver assumido.

Críticas a parte, apresenta Celso Marcelo de Oliveira com bastante clareza o conceito de sociedade limitada, que segundo ele "é aquela que se destina à…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.