Sistemas de Direito Comparado

Publicado em 22/04/2003

É freqüente os comparatistas apontarem ao Direito Comparado funções determinadas, entre elas, a elaboração de um Direito comum à Humanidade ou a unificação dos Direitos, a descoberta do Direito justo ou até a aproximação dos povos.

Não parece, todavia, que o Direito Comparado tenha funções necessárias. O papel do Direito Comparado será sempre aquele que os seus autores e utilizadores lhe imprimirem. Creio, contudo, que o Direito Comparado tem funções úteis a desempenhar e que, ao menos em parte, o seu estudo se justifica por elas, embora não as preencha se não for orientado e utilizado em tal sentido.

Para falar de tais utilidades, valerá a pena começar por referir as críticas daqueles (que são muitos, se não entre os especuladores do pensamento – alguns dos quais, no entanto, tiveram ditos ferozmente jocosos sobre o Direito Comparado e sobre os comparatistas – pelo menos entre os práticos do Direito) que as negam, pondo o acento tônico nas dificuldades que se colocam à comparação dos Direitos. Residem estas, antes de mais, no acesso aos Direitos estrangeiros, no qual se depara com óbvios escolhos na obtenção, seleção e enquadramento da informação, agravados quando haja preocupação de atualidade. Derivam elas, ainda, da necessidade de formação dogmática básica do jurista comparatista, que é obtida pelo estudo continuado do Direito sobre o qual inicialmente debruçou a sua atenção e com referência ao qual estabeleceu os seus quadros conceituais, estudo esse que não deixará sobrar muito tempo para as indagações comparativas.

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.