Sentença no Processo do Trabalho

Publicado em 22/04/2003

II – os fundamentos, em que o juiz analisará as questões de fato e de direito;

III – o dispositivo, quem o juiz resolverá as questões, que as partes lhe submeterem".

Note-se que o nome das partes é essencial, porque, como está contido no art. 472 do CPC, " a sentença faz coisa julgada às partes entre as quais é dada, não beneficiando, nem prejudicando terceiros", e impõe sejam estas identificadas na decisão, porque a elas, exclusivamente, é dirigida. Devido ao fato de a sentença não prejudicar, nem beneficiar terceiros, e ainda não gerar efeito erga omnes, é necessário que ela contenha o nome das partes. Haverá nulidade da decisão, caso haja esta omissão.

O resumo do pedido e da defesa poderiam ser sinônimo de relatório, não fosse a deficiência da redação do texto legal. Quando se inseriu ali a apreciação das provas, este dado poderia deixar transparecer ato de relatório, porém, tecnicamente, trata-se de fundamentação, que é outro requisito da sentença. O art. 458 do CPC é mais técnico, e a sua redação mais clara e de maior lógica, o que facilita a compreensão, porque lança, no relatório "o registro das principais ocorrências havidas no andamento do processo".

Os fundamentos da decisão e a apreciação das provas são outro requisito da sentença, sendo esta a motivação do julgador a respeito das questões que lhe são submetidas pelas partes. A análise dos fatos e do direito a que se refere o inciso II do art. 458 do CPC significam a mesma exigência…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.