Responsabilidade do Estado por Atos do Poder Legislativo e Judiciário

Publicado em 15/10/2006

4.2.2- TEORIA DA CULPA CIVIL OU DA RESPONSABILIDADE SUBJETIVA

Surgiu, então, a teoria da culpa civil, que deixou de lado a separação entre atos de império e atos de gestão e passou a responsabilizar o Estado por todos os seus atos que causarem prejuízo a terceiros, desde que seus agentes tivessem agido com dolo ou com culpa. Com o tempo, essa teoria também foi abandonada, pois era muito difícil para o particular identificar e provar a culpa ou o dolo do agente.

Nosso antigo Código Civil consagrava tal entendimento em seu artigo 15, que era assim redigido: "As pessoas jurídicas de direito público são civilmente responsáveis por atos dos seus representantes que nessa qualidade causem danos a terceiros, procedendo de modo contrário ao direito ou faltando a dever prescrito por lei, salvo o direito regressivo contra os causadores do dano".

4.3-TEORIAS PUBLICISTAS

A partir do famoso caso Blanco, de 1873, a França passou a resolver o problema da responsabilização do Estado com base em regras de direito público, afastando as teorias civilistas, que até então não tinham chegado a um resultado satisfatório. Agnes Blanco foi uma menina que, ao atravessar a rua na cidade de Bordeaux, acabou sendo atingida por uma vagonete da Companhia Nacional de Manufatura de Fumo, pertencente ao Estado francês. O pai da pequena ingressou com uma ação de indenização na justiça comum.Esta entretanto, declarou-se incompetente e encaminhou a questão para o Tribunal de Conflitos, considerando que o caso deveria ser julgado pelos tribunais administrativos (já que na França existe o contencioso administrativo ao lado da Justiça comum).

O Tribunal de conflitos decidiu, então, que cabia ao tribunal administrativo…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.