Responsabilidade Civil pela Inclusão Indevida em Bancos de Dados Restritivos ao Crédito

Publicado em 05/08/2006

O artigo 946 do Código Civil prevê que os casos não especificados em lei dão ensejo ao arbitramento judicial. Aqui não há limites legais previstos, ficando a aferição do montante devido, ao arbítrio do julgador em caso concreto, pesadas às circunstâncias e consequências do agravo moral.

Ponderadas as circunstâncias, a dor sofrida pela vítima, a vergonha passada, a sua condição pessoal, a repercussão do dano com o nome da vítima em cadastros negativos, o direito privado confere ao julgador o poder de arbitrar o valor de indenização, que, claramente, na espécie, não poderá ser inferior ao máximo estabelecido na lei penal, na falta de parâmetros inserido na lei civil e sem teto na quantificação em vista a dificuldade que o código civil confere ao julgador para o arbitramento judicial.

Podemos observar também que o dever de reparação do dano moral à pessoa lesada também está expressamente previsto no Código de Defesa do Consumidor (artigo 6°, incisos VI, e VII; artigo 14; e artigo 22, parágrafo único).

Contudo, ali não se encontra claramente disposta a maneira a exigir sua necessária aplicação integração da norma. Ainda é possível identificar outro limite estabelecido em lei a ser tratado em decorrência do processo extensivo da aplicação do direito, é o verificamos no mesmo…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.