Relativação da Coisa Julgada nas Ações de Investigação de Paternidade

Publicado em 05/08/2006

O fato de a coisa julgada estar inserida no rol dos direitos e garantias fundamentais do artigo 5°, da Constituição Federal, fortalece imensamente o instituto, pois, tais matérias fazem parte de um núcleo intangível, denominadas tradicionalmente de "cláusulas pétreas", isso em razão da redação do artigo 60, § 4°, inciso IV da C.F. que determina:

não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir direitos e garantias individuais.

Como podemos perceber, o instituto da coisa julgada não vincula somente o magistrado, mas também constitui empecilho à ação do legislador, que fica impedido de elaborar leis que violenta tal instituto.

Do ponto de vista constitucional, resta analisar se a proteção assegurada pela Lei Maior é atribuída tão-somente à coisa julgada material ou também à formal. Alexandre de Morais9 afirma que, como não existe qualquer tipo de discriminação na norma constitucional (art. 5°, inciso XXXVI), a proteção deve ser integral.


2 DO DIREITO DE FAMÍLIA E INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE


2.1 DA INSTITUIÇÃO DA FAMÍLIA

Entre os vários organismos sociais e jurídicos, o conceito, a compreensão e a extensão de família são os que mais se alteram no…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.