Relativação da Coisa Julgada nas Ações de Investigação de Paternidade

Publicado em 05/08/2006

Se as decisões judiciais pudessem ser a qualquer tempo rediscutidas, estaríamos fadados a viver num clima de constante tensão gerado pela enorme incerteza quanto à definitividade das relações e situações estabelecidas.

É fato notório que o homem tem uma tendência natural a não se conformar com uma decisão que seja contrário a seu interesse. Sendo assim, sempre que houver possibilidade de mudar essa situação, ele há de lutar com todas as suas forças para reverter o quadro que lhe é desfavorável.

Nesse diapasão, a coisa julgada, definida como a imutabilidade dos efeitos da sentença, é altamente benéfica para o convívio social quando garante que em um certo momento as decisões judiciais tornem-se definitivas. A tomada de uma decisão, com vitória de um dos litigantes e derrota do outro, é para ambos o fim e a negação das expectativas e incertezas que os envolviam e os mantinham em desconfortável estado de angústia.

Entretanto, o princípio da segurança jurídica não é o único e nem tão pouco o mais importante dos princípios norteadores de nosso sistema jurídico. Existem outros princípios e valores dos mais elevados que também devem ser considerados. Portanto, a bem do princípio de primeira grandeza, que é o princípio da justiça das decisões (Constituição Federal, art.…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.