Regime de Bens

Publicado em 05/08/2006

Sendo o casamento declarado nulo um deles que os cônjuges estejam de boa-fé, não produzirá efeito nenhum e cada um deles volta a sua situação patrimonial que tinha antes da celebração do casamento. Se for ao contrário tendo havido má-fé de uma das partes, o casamento é putativo, o cônjuge culpado perde todas as vantagens havidas do cônjuge inocente, mas é obrigado a cumprir as promessas que lhe fez no contrato antenupcial, dessa forma o cônjuge inocente poderá pedir a divisão dos bens comuns como se o casamento tivesse sido válido.

Segundo Caio Mário da Silva Pereira (op. cit., pg.137), a Cessão deste regime pode se dar:

1 - Pela morte de um dos cônjuges, permanecendo o supersite na posse dos bens comuns na qualidade de cabeça-de-casal, até que se homologue a partilha, incluindo nela os frutos, produtos e acréscimos, não excluídos os acrescentamentos devidos a industria, trabalho ou herança do cônjuge sobrevivente.

2 - Pela anulação do casamento, quando sentença considerar putativa, pois em caso contrário o decreto judicial anulatório retroage para se restituírem os cônjuges ao status quo ante nuptias, vale dizer: considera-se não ter havido comunhão reconhecida a boa-fé de ambos ou de um dos cônjuges, a sentença opera como se a sociedade conjugal se dissolve pela morte.

3 - Pela separação judicial, assim denominada…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.