Regime de Bens

Publicado em 05/08/2006

Temos como princípios básicos a autonomia e a imutabilidade.

A autonomia, segundo Arnaldo Wald (1970, pg. 84.) seria a vontade das partes antes do casamento podendo as parte aceitar um regime típico com regulamentação legal, existente ou modifica-lo de acordo com suas conveniências desde que não sejam violado as normas imperativas referente as fins do casamento e a estrutura familiar podendo assim os interessados adaptar as suas necessidades o regime de bens que lhes parecer mais conveniente

As partes são livres para buscar a adequação do regime necessário ao seu matrimônio, porém devem sempre estar atentos as regras expressas em lei, não podendo essa escolha atingir as premissas básicas que tem o regime de bens, que seria uma forma de zelar pela situação económica dos cônjuges. O regime deve ser escolhido antes do casamento.

A imutabilidade seria a permissão da mudança do regime de bens pactuado no início do casamento, veremos com mais abrangência em um dos capítulos seguintes.


3 CONCEITO HISTÓRICO


Segundo dispões o § 1° do artigo 226, da Constituição Federal o casamento é civil. Até o advento da República, em 1889, só havia no Brasil o casamento religioso. Com a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.